quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevista ao psicólogo da nossa escola

O texto abaixo apresentado, é um excerto de uma entrevista que o grupo fez ao psicólogo Dr. Luís Simões (psicólogo da nossa escola) sobre o tema "Delinquência juvenil".







A delinquência na juventude é um problema da nossa sociedade. Quais são as principais razões que levam os jovens a cometer acções delinquentes?

"Define-se por delinquência juvenil delitos praticados por menores de 18 ou 16 anos. Geralmente o que tem aumentado são os crimes contra o património; os roubos/ furtos têm aumentado muito nos últimos anos, e depois os crimes contra as pessoas (agressões e violações). Falando de razões, temos sobretudo a fase de desenvolvimento, a adolescência. A adolescência é uma fase típica do desenvolvimento em que se procura transgredir a norma e “sair da alçada dos pais”. Há quem diga que a adolescência é uma idade aberta e vulnerável ao desvio. Os adolescentes estão mais vulneráveis ao consumo de tabaco ou de drogas, ou então fazer algumas asneiras em grupo. Também existem alguns estudos que mostram que atinge-se um pico entre os 15 e os 17 anos, e depois há um declive. Outras razões conhecidas e que são mais do foro social são: o baixo estatuto socio-económico, a pobreza, viver em cidades ou em bairros problemáticos, desemprego dos pais, a pertença a etnias minoritárias (com os imigrantes isto é muito comum, ou então com a chamada 2ª geração dos imigrantes africanos). (...) Ainda relativamente às etnias minoritárias, o problema é a adaptação ao país, surgindo uma fuga para este tipo de comportamentos. Outro tipo de factores de risco são: a violência doméstica ou violência no bairro onde se vive (no caso de zonas complicadas), abuso de álcool, envolvimento em tráfico de droga, posse de armas, problemas na escola, problemas académicos (desistência escolar), distúrbios psicológicos, e ainda, a personalidade anti-social. Também há factores de risco no desenvolvimento precoce, como por exemplo: a maternidade precoce (em que a depressão materna pode levar a cometer actos delinquentes), e os maus tratos físicos e psicológicos numa família.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário